A diversidade - cultural, religiosa,
política, econômica e social - está presente nos diversos espaços; por isso, ser
diferente é um direito de cada cidadão(ã) sendo que o que os torna iguais são os direitos e deveres
para com os demais seres vivos que habitam o lar Terra.
Assim,
conhecer, ouvir e respeitar o outro diante das suas escolhas, é princípio
fundamental para a garantia da coexistência, principalmente, no que se refere à
escolha entre ter ou não uma religião. Conforme Silva, um dos desafios da
escola na atualidade é reforçar a construção de práticas alteritárias e
promover o conhecimento de eu e o outro (2007, p. 250).
Nesse
propósito, os estudantes do 6º ano da Escola de Educação Básica Romildo
Czepanhik e Tertuliano Turíbio de Lemos ilustraram a família com a qual
convivem e registraram a escolha dos familiares entre: ter uma, várias ou
nenhuma religião e frequentar uma, várias ou nenhuma tradição religiosa. Posteriormente,
ouve socialização entre os estudantes visando promover o reconhecimento da
diversidade cultural religiosa presente no planeta.
Material de apoio:
NARLOCH, Rogério F. Redescobrindo o Universo Religioso. Volume 6, Petrópolis: Vozes, 2010.
SILVA, Rute Patricia. Escola: um dos lugares/espaços para a construção da alteridade – relato de uma experiência. In: CAMARGO, César da Silva; CECCHETTI, Elcio; OLIVEIRA, Lilian Blanck de (Orgs.) Terra e Alteridade Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Ensino Religioso. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2007 (Cap. 13, p. 249-257)
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