Professora
Josiane
Crusaro
Séries:
6º ano
Disciplina:
Ensino Religioso
Escolas:
Romildo Czepanhik e Tertuliano Turíbio de Lemos
Neste
semestre, os estudantes do 6º ano estudaram os temas Natureza um espaço sagrado e Os
diversos mitos da criação. A partir das interações e diálogos, os
estudantes foram entendendo que as diferenças também se fazem presentes na
diversidade dos seres que habitam o planeta bem como nas narrativas mitológicas
da criação do universo e tudo o que nele existe.
As
diferentes teorias da criação – ocidental, oriental, africana, indígenas, big
bang, o acaso – tem algo em comum a nos ensinar: embora ajam diversas ideias do
surgimento do cosmos, o mais importante é refletirmos como estamos contribuindo
com a natureza para que as futuras gerações possam desfrutar de todas as
belezas e riquezas existentes.
Isso
nos remete a pensar no cuidado para com a Mãe-Terra, na necessidade de
preservar, no refletir sobre nossas práticas cotidianas para com o meio
ambiente, na sustentabilidade como caminho para garantia da sobrevivência das
novas gerações, enfim, nos propõe a estabelecer projetos de vida em que a
natureza esteja integrada, pois dependemos da mesma para sobreviver.
Assim,
os estudantes representaram, nas suas visões e entendimentos, a natureza e a
criação. Diante do contexto histórico, cultural e regional da comunidade escolar,
identificamos nas ilustrações a presença da maioria cristã, cuja influência e prática é tradicionalmente forte no contexto. Além de proporcionar ao estudantes uma reflexão crítica sobre a predominância da perspectiva criacionista cristã na região, possibilitamos o acesso ao conhecimento de diferentes nomes dados às divindades (geralmente relacionados à criação) em outras culturas e tradições religiosas.
Para a
realização das ilustrações os estudantes utilizaram folhas ofício, papelão, algodão, tinta e massa de modelar.
Fonte: FONAPER
Fonte: FONAPER

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