09/12/2013

Atividade de aprendizagem


Professora Josiane Crusaro

Séries: 6º ano

Disciplina: Ensino Religioso

Escolas: Romildo Czepanhik e Tertuliano Turíbio de Lemos

 

Neste semestre, os estudantes do 6º ano estudaram os temas Natureza um espaço sagrado e Os diversos mitos da criação. A partir das interações e diálogos, os estudantes foram entendendo que as diferenças também se fazem presentes na diversidade dos seres que habitam o planeta bem como nas narrativas mitológicas da criação do universo e tudo o que nele existe.

As diferentes teorias da criação – ocidental, oriental, africana, indígenas, big bang, o acaso – tem algo em comum a nos ensinar: embora ajam diversas ideias do surgimento do cosmos, o mais importante é refletirmos como estamos contribuindo com a natureza para que as futuras gerações possam desfrutar de todas as belezas e riquezas existentes.

Isso nos remete a pensar no cuidado para com a Mãe-Terra, na necessidade de preservar, no refletir sobre nossas práticas cotidianas para com o meio ambiente, na sustentabilidade como caminho para garantia da sobrevivência das novas gerações, enfim, nos propõe a estabelecer projetos de vida em que a natureza esteja integrada, pois dependemos da mesma para sobreviver.

Assim, os estudantes representaram, nas suas visões e entendimentos, a natureza e a criação. Diante do contexto histórico, cultural e regional da comunidade escolar, identificamos nas ilustrações a presença da maioria cristã, cuja influência e prática é tradicionalmente forte no contexto. Além de proporcionar ao estudantes uma reflexão crítica sobre a predominância da perspectiva criacionista cristã na região, possibilitamos o acesso ao conhecimento de diferentes nomes dados às divindades (geralmente relacionados à criação) em outras culturas e tradições religiosas.
Para a realização das ilustrações os estudantes utilizaram folhas ofício, papelão, algodão, tinta e massa de modelar.



Fonte: FONAPER





 


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