26/02/2015

Espaços, memórias, desafios e aprendizagens

   
   Ambientes escolares, percursos de construção/produção do conhecimento, considerado elemento de transformação. Lócus de vivências, interações, diálogos, escutas e tessituras de saberes. Territórios de encontros e aproximações das diferenças culturais, marcadas pelas diversidades nas relações de gênero, étnico-raciais, religiosas, de pensamento, opinião, dentre outros.
          Diante desse olhar acreditamos que os saberes elaborados, em especial nas aulas de Ensino Religioso, precisam ser semeados e, posteriormente, difundidos nos diferentes ambientes de aprendizagem. Nessa perspectiva, além de divulgarmos as magníficas atividades desenvolvidas pelos estudantes nos sítios eletrônicos, propomos partilhar as mesmas nas várias escolas de nossa região.
          Assim, estabelecemos/organizamos os denominados espaços de memórias para que as unidades escolares possam olhar, refletir e analisar o que os estudantes tem elaborado nas aulas de Ensino Religioso desafiando-os a contribuírem nessa nova visão que caminha na perspectiva do respeito e promoção a diversidade, valorizando as múltiplas culturas religiosas e não religiosas, vedando quaisquer formas de proselitismo e intolerância religiosa.
          Pensamos que essa experiência suscitará novos olhares e compreensões frente à necessidade do conhecimento e respeito à pluralidade cultural. Portanto, parabenizamos a professora Eliane Ludwig e seus estudantes pela confecção da colcha dos símbolos religiosos que foi produzida no município de Campo Erê e fez sua viagem para o município de Xanxerê na Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik. Estamos adorando a experiência!




Nenhum comentário:

Postar um comentário