Em meio à maior crise de migração forçada desde a Segunda Guerra, o
Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou uma série de
filmes de animação para sensibilizar o mundo a respeito dos horrores que pelo
menos 65 milhões de crianças e jovens enfrentam atualmente ao abandonar suas
casas e se deslocar para outros lugares.
Sob o título Unfairy Tales (“Contos
Desencantados” ou “Contos que não são de fadas”, em tradução livre), os três
desenhos animados contam as histórias reais de jovens que fogem da guerra. As
produções contarão também com um livro interativo.
A série é parte da iniciativa #ActOfHumanity (#AtosDeHumanidade),
que enfatiza que crianças são crianças não importam de onde venham, e que cada
uma delas tem direitos e merece oportunidades justas.
“Todos os dias, em todos os lugares, pessoas estão ajudando essas
crianças com pequenos gestos de humanidade. Esses gestos raramente são notícia,
mas fazem toda a diferença para a criança refugiada ou migrante. O UNICEF quer
dar visibilidade a esses atos de humanidade a fim de inspirar outras pessoas”,
acrescentou.
A agência da ONU pretende mobilizar o público com mensagens nas redes
sociais. Para participar, basta compartilhar um ato de humanidade em relação a
crianças e jovens refugiados e migrantes utilizando a hashtag #actofhumanity.
“As histórias dessas três crianças não são incomuns. Em todo o mundo,
pelo menos 65 milhões de crianças e jovens estão em movimento – fugindo de
conflitos, pobreza ou climas extremos – em busca de uma vida mais estável e de
um lugar que possam chamar de lar”, destacou a diretora global de Comunicação
do UNICEF, Paloma Escudero.
Um dos filmes – “Ivine e o travesseiro” – reproduz a história da
adolescente Ivine, de 14 anos, e de seu travesseiro. Depois de uma fuga
perigosa da Síria, Ivine instala-se em um campo de refugiados na Alemanha
apenas para enfrentar novos desafios.
“Malak e o barco” conta a viagem de uma menina de sete anos num barco
furado. A terceira animação descreve a história de Mustafa, de 13 anos, que
depois de deixar sua casa, imagina quem restou para ser seu amigo.
O projeto foi
elaborado e concebido em parceria com a agência 180LA e com a colaboração dos
estúdios de animação Consulado, House of Colors, Bubba’s Chop Shop e
Gilles+Cecilie Studio. A Media Monks ficou responsável por produzir o livro
interativo.
Fonte: ONU
Nenhum comentário:
Postar um comentário