Às
vezes me pergunto o significado da vida, que função cabe a mim, bem como a
razão de tudo isso. Vivo me questionando e quero clareza em tudo que faço.
Convivo com pessoas que me fazem apaixonar a cada ano mais pela minha
profissão, pois redescubro que me completam e tornam meus dias melhores. À
volta as aulas para mim é um dilema, pois o pensar na primeira aula de Ensino Religioso
e em meus queridos estudantes me faz refletir sobre o que ensinar, como ensinar
e para que ensinar, ao que em minha mente ressoa a indagação: o que é importante
para mim (determinados conhecimentos) fará sentido para ambos?
Pensando
em atividades que sensibilizem e favoreçam o conhecimento, propus para esse
reiniciar de ano aulas dinamizadas que refletissem sobre a vida, o bem viver, o
respeito e o cuidado diante das nossas atitudes e ações cotidianas para com os
demais seres vivos. Nesse sentido, objetivando
o acolhimento dos estudantes do 6º ao 9º ano e permitindo que se sentissem
protagonistas no processo ensino-aprendizagem e convivência, por intermédio de
contação de história, a qual proporcionou reflexões e responsabilidades, cada
estudante recebeu um saquinho com sementes de girassol a qual foi convidado a
plantá-las, regá-las e cuidá-las cotidianamente.
Após
um mês, os estudantes trouxeram para o ambiente escolar suas plantinhas que ganharam
vida e foram crescendo e desenvolvendo-se. Os mesmos tiveram a oportunidade de socializar
suas experiências e partilhar informações sobre o cuidado com as plantas, a
responsabilidade para com a vida e as diferentes etapas na evolução dos
girassóis. O momento foi propício para que se construíssem relações pautadas na
escuta, no diálogo e no respeito perante os relatos dos colegas que
socializaram os desafios, as angústias, as alegrias, a responsabilidade e o
compromisso para com as sementes que, dia após dia, iam desabrochando.
A
técnica do cuidado, da responsabilidade e da atenção para com as sementes e o processo
de germinação tornou os estudantes muito mais responsáveis, pois a tarefa foi
contínua e regada por aprendizados. Comparando as plantas aos humanos e seres
vivos, vislumbrou-se o emaranhado de situações que a vida nos proporciona, bem
como os desafios e saberes que vão sendo tecidos no limiar do processo
evolutivo. Ao mesmo tempo, permitiu-se demonstrar a relevância dos ambientes
escolares, do Ensino Religioso enquanto componente curricular e das interações
e socializações na construção e apropriação dos conhecimentos ao que somos
únicos/singulares, mas nos desenvolvemos e aprendemos no contato com os demais
humanos.
Rosinei Pedrotti Ferrari
Fonte: FONAPER
Nenhum comentário:
Postar um comentário