01/07/2017

Nas aulas de História...

Entre os fósseis mais antigos encontrados na América (até o momento) estão os do Brasil, na região de Lagoa Santa/Minas Gerais, os quais ficaram conhecidos como os Homens de Lagoa Santa. 
No Brasil, já foram identificados mais de dezenove mil sítios arqueológicos. Restos de fogueiras, cerâmica ou objetos de pedra, bem como pinturas rupestres são alguns dos vestígios encontrados, dos quais procura-se remontar a história de nossos ancestrais.
Há cerca de 4 mil anos atrás teria sido desenvolvida a agricultura e a cerâmica em algumas áreas do território brasileiro. Com a agricultura o homem adquiriu a capacidade de controlar a produção do alimento e desenvolver seus próprios cultivos.
Em algumas tribos brasileiras destaca-se o cultivo de plantas medicinais, palmeiras, corantes e, em especial, a mandioca considerada alimento sagrado para esses grupos. Quanto a cerâmica, em sambaquis do Estado do Pará descobriram-se vasos datados de aproximadamente 4000 a 5000 anos, sendo uma das cerâmicas mais antigas das Américas.
Nesse viés, após leituras, visualizações de documentários, estudos e registros de saberes, os estudantes do 6º ano socializaram seus conhecimentos sobre a arte marajoara e a inserção da mandioca nos cardápios regionais, o qual degustaram um bolo deste produto. Confira algumas das imagens para abertura da aula de História.

Referencial bibliográfico: MOCELLIN, Renato; CAMARGO, Rosiane de. História. Projeto Apoema, 6º ano. 2 ed, São Paulo: Editora do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário