Estudar, indagar,
interagir e cooperar na produção de conhecimentos são elementos essenciais para
que os estudantes sejam atuantes e
protagonistas nos processos de aprendizagem. A experiência, fotografada e
postada neste espaço, é resultado das aulas de Ensino Religioso, desenvolvida
com os estudantes do 6º ano da Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik.
A disciplina - Ensino
Religioso - desenvolvida a partir de perspectivas interculturais, permeada pelo
diálogo e respeito as diferenças, nega qualquer atitude ou prática
confessional, proselitista e doutrinária, primando pela garantia da escolha
entre ter ou não uma crença.
Enquanto direito, a liberdade
religiosa tem sido apresentada em documentos legislacionais (Constituição
Brasileira, Declaração Universal dos Direitos Humanos, dentre outros), mas na
prática os desafios são ainda maiores, pois o reconhecimento perpassa a
desconstrução de narrativas dominadoras e exclusivisionistas, resistentes no
aspecto religioso.
Nesse sentido, após
estudos e reflexões sobre a diversidade cultural religiosa e não religiosa, os
estudantes participaram de jogo avaliativo sobre os conceitos desenvolvidos nas
aulas de ER. A dinâmica de grupos mostrou-se como possibilidade de interações
entre os estudantes, para possíveis posicionamentos na escolha da ficha
adequada, diante das perguntas oralizadas por mim.
O momento foi
significativo. Embora a fotografia não expresse todas as questões sentimentais,
considero que o Ensino Religioso como área do conhecimento muito tem a
contribuir e nos ensinar sobre o Outro
e a diversidade.
melhor professora que existe em santa catarina amo mais que tudo parabens profe sou sua fa
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