28/05/2018

Jogo Avaliativo


Estudar, indagar, interagir e cooperar na produção de conhecimentos são elementos essenciais para  que os estudantes sejam atuantes e protagonistas nos processos de aprendizagem. A experiência, fotografada e postada neste espaço, é resultado das aulas de Ensino Religioso, desenvolvida com os estudantes do 6º ano da Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik.

A disciplina - Ensino Religioso - desenvolvida a partir de perspectivas interculturais, permeada pelo diálogo e respeito as diferenças, nega qualquer atitude ou prática confessional, proselitista e doutrinária, primando pela garantia da escolha entre ter ou não uma crença.

Enquanto direito, a liberdade religiosa tem sido apresentada em documentos legislacionais (Constituição Brasileira, Declaração Universal dos Direitos Humanos, dentre outros), mas na prática os desafios são ainda maiores, pois o reconhecimento perpassa a desconstrução de narrativas dominadoras e exclusivisionistas, resistentes no aspecto religioso.

Nesse sentido, após estudos e reflexões sobre a diversidade cultural religiosa e não religiosa, os estudantes participaram de jogo avaliativo sobre os conceitos desenvolvidos nas aulas de ER. A dinâmica de grupos mostrou-se como possibilidade de interações entre os estudantes, para possíveis posicionamentos na escolha da ficha adequada, diante das perguntas oralizadas por mim.

O momento foi significativo. Embora a fotografia não expresse todas as questões sentimentais, considero que o Ensino Religioso como área do conhecimento muito tem a contribuir e nos ensinar sobre o Outro e a diversidade.

Um comentário:

  1. melhor professora que existe em santa catarina amo mais que tudo parabens profe sou sua fa

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