O
Ensino Religioso compreendido como área
do conhecimento, definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, no artigo 33 da Lei nº
9475/97, bem como, na Base Nacional Comum Curricular, visa assegurar a compreensão do fenômeno religioso nas diferentes
sociedades, sem práticas proselitistas, permeado pela interpretação,
reconhecimento e valorização das diversas crenças, religiosas e não religiosas,
que se apresentam no universo pluricultural.
Aproveitamos
para divulgar experiências pedagógicas na perspectiva do conhecimento, da
escuta e do respeito frente as concepções que nos constituem. As fotografias
são resultado das atividades de aprendizagem realizadas pelas turmas/séries do 9º ano (1, 2 e 3) da Escola de Educação
Básica Romildo Czepanhik, nas aulas de Ensino
Religioso, com o tema vida e morte,
sob a ótica de diferentes crenças.
Identificando
as múltiplas percepções sobre a continuidade ou não da vida pós morte, os
estudantes foram provocados a registrar sobre o que fariam se tivessem apenas um mês de vida, nesse tempo e
momento terreno, percebendo a preciosidade e, também, a fragilidade da
existência. A partir desta experiência, compreendemos que existem muitas
verdades ou respostas sobre o tema em pauta, por isso, cabe-nos o direito de
escolha, mas também o dever de respeitar a opinião do Outro.
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