No último dia 11 de setembro, em nossa aula de História online, contamos com a participação da professora Tabitha Klein, que partilhou histórias e memórias. Descendente de avós romeno e húngaro, em sua infância e adolescência, teve a oportunidade de ouvir relatos dos acontecimentos vivenciados pelos avós durante o Holocausto.
Conforme Tabitha, Samuel Klein e Hinda Klein (ambos in memoriam) foram obrigados a viver por aproximadamente quatro anos em campos de concentração em Auschwitz. Eles teriam se conhecido somente após a libertação, em 1945, quando os russos invadiram o país alemão e libertaram as pessoas enclausuradas nos campos.
Na Polônia teriam sido construídos seis campos de concentração com o objetivo principal de extermínio e, ainda, de trabalho escravo, relacionados à indústria alemã. Campos de concentração nazista também foram erguidos em outros países, como Itália, Alemanha, Croácia, Bélgica, Noruega, Países Baixos, Lituânia, Estônia, França, Ilhas do Canal, Ucrânia, Letônia, Bielorrússia, Áustria e República Tcheca.
Na sequência, a professora relatou sua experiência de morada em Israel, durante a infância e adolescência. Acompanhada dos pais Amir Klein (in memoriam) e Carithea, juntamente com os irmãos, viveram por aproximadamente seis anos no país. Atualmente, um dos irmãos reside em Israel. Os demais retornaram ao Brasil.
Conforme as fotos abaixo, o encontro online foi um momento inédito, de memórias, experiências e aprendizagens. Juntamente com os estudantes do 9º ano 01 e 02 da Escola de Educação Básica Professor Salustiano Antonio Cabreira, agradecemos a presença e contribuições da professora Tabitha.
Para mim foi um momento único e especial por se tratar da memória dos meus avós e da luta que tiveram no campo de concentração e de como Deus ajudou eles a sobreviver em meio a tanta dificuldade e mortes assassinatos que houve na época. Agradeço imensamente a professora Josiane pela oportunidade e pela generosidade de ceder sua aula para contar os relatos. Deus te abencoe !
ResponderExcluirAula maravilhosa, muito aprendizado, parabéns professora Josiane, continue firme e forte nesta caminhada do ensinar e aprender.SUCESSO SEMPRE!!!!
ResponderExcluir