No segundo semestre, ao
estudarmos sobre os princípios éticos e valores religiosos, aproveitamos para
dialogar sobre o bullying que se constitui num dos problemas vivenciados nos
territórios escolares. O bullying se configura em “[...] atitudes violentas, tanto
verbais quanto físicas, praticadas de maneira repetida por uma pessoa ou um
grupo contra alguém” (SILVEIRA; MOREIRA; ARAUJO, 2019, p. 60).
O bullying escolar é um
desafio a ser superado nos territórios escolares visto que ambos se constituem
em ambientes de acolhida das diversidades e visam formações humanas e
alteritárias, contribuindo para boas relações e vivências.
Diante do exposto,
visando “identificar princípios éticos em diferentes tradições religiosas e
filosofias de vida, discutindo como podem influenciar condutas pessoais e
práticas sociais” (EF07ER06, BNCC, 2021, p.453), os estudantes receberam post-its
para registrarem práticas que ambos desenvolvem na escola as quais podem deixar
as pessoas tristes e felizes.
Na sequência, os
estudantes fizeram suas apresentações e inseriram os papéis ao lado dos emojis,
refletindo assim a importância da empatia, do respeito e da responsabilidade
nas relações sociais.
Referências:
BASE NACIONAL COMUM
CURRICULAR: Banco de dados.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em 18 de jun. 2021.
SILVEIRA, Valeska Freman Bezerra de Freitas; MOREIRA, Luana Zucoloto Mattos; ARAUJO, Maria Bethânia. Passado Presente e Fé. Ensino Religioso, volume 7. Curitiba, 2019.
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