Os povos originários do território brasileiro somavam muitas pessoas, com diferentes rostos, culturas, costumes, etnias e desejos, em especial, de viver segundo aquilo que acreditavam e ensinavam as suas gerações.
O homem branco invadiu, se apropriou dos espaços e lugares, dos sonhos e das crenças, inferiorizando e dizimando, usando do poder e do genocídio como forma de poder e dominação.
A resistência indígena se apresentou como forma de preservar os saberes e experiências das comunidades originárias, característica essa que se faz ainda presente quanto à demarcação de terras, valorização da cultura e dos saberes ancestrais.
Diante dessa perspectiva, um lindo trabalho se desenvolveu nas aulas de História ao ser trabalhado as civilizações pré-Colombianas. Com o objetivo de conhecer e valorizar a cultura indígena no território brasileiro, os estudantes conheceram diferentes objetos que fazem parte dessa cultura, como: cesto, peneira, arco e flecha, além da peteca.
Na sala maker os estudantes aprenderam, a partir da mediação dos professores, a confeccionar e jogar petecas que consiste num esporte tradicional do Brasil. Confere conosco algumas imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário