21/09/2011

21 de Setembro - Dia da Árvore


CRUSARO, Josiane. Como posso contribuir para tornar meu mundo diferente?! Disponível em: http://www.fonaper.com.br/. Acesso em: 23 set. 2011.


A terra é lugar/espaço das diferenças! É a casa de todos, encontro e reencontro da multidiversidade que faz nosso planeta ser belo! É local de acolhida e de convivência que nos faz transcender, sorrir, chorar, pensar, sonhar... Também é palco de conflitos, violência, intolerância e preconceito... De destruição ao Meio Ambiente!
O próprio homem gera a morte do espaço em que vive quando deposita lixo em locais inapropriados, destrói vegetações, polui o ar, a água e a terra...
 E, num amanhã breve, todos pagarão pelas consequências do hoje, sejam elas benéficas ou não!
Hoje, comemoramos o dia da Árvore! Não apenas neste dia, mas durante toda nossa existência seria necessário refletirmos sobre sua importância enquanto elemento vital para a sobrevivência do ser humano. O ar, a sombra, o perfume das flores, as frutas, a madeira, tudo isso gratuitamente destinado a nós.
Em todos os povos e tempos, a árvore sempre foi caracterizada como elemento sagrado e, é um dos símbolos mais utilizados nas tradições religiosas para falar do mistério da existência. A beleza, a proteção, o alimento e a solidez das árvores, criaram nas pessoas uma reverência para com elas.
Porém, identificamos uma sociedade marcada pelo individualismo, egocentrismo, imediatismo... Pessoas que aprenderam apenas a olhar e não observar a beleza da natureza.
Seres humanos que foram ensinados desde o seu nascimento a cuidar do planeta, mas que movidos pela expectativa do TER, precisarão ser (re) ensinados urgentemente que se faz necessário cuidar e preservar o seu ethos. 
 Sabemos que é impossível existir meia ideia, meia saudade, meio corpo... Então, até quando existirá Meio Ambiente, se ainda não aprendemos a cuidar e preservar o que nos resta? É tempo/momento de lutarmos em defesa deste chão, desta natureza, deste espaço que nos permite ser felizes e deseja em troca o cuidado e preservação!


                                                  Tela: Geórgia Garcia e Marina Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário