20/02/2012

Meio Ambiente: Repensando nossas atitudes!

           O humano se diferencia dos demais seres vivos devido à sua razão, linguagem e produção cultural. Consciente de que jamais compreenderá o mundo por completo, e diante da certeza da morte, é um ser em busca, por isso, produz conhecimentos e transformações no espaço em que vive. Também estabelece leis/regras para orientar a (con)vivência com o outro e o meio ambiente.

A natureza é aconchego, amor, esperança, partilha, enfim, é mãe que acolhe a todos(as) e não se importa em dividir seu espaço com os seres vivos. No entanto, é visível que a natureza esteja clamando por cuidado! As catástrofes ambientais, a escassez de recursos naturais, como a água, o aquecimento global, a poluição das águas.... demonstram que o humano precisa repensar o modo como tem se relacionado com a Mãe-Terra.

 Pensando nisso, a 8ª série da Escola de Educação Básica Professor Tertuliano Turíbio de Lemos (Faxinal dos Guedes/SC), além de iniciar o Ano Letivo com reflexão sobre as nossas práticas cotidianas para com o Meio Ambiente e com o Outro, na disciplina de Ensino Religioso, realizou o plantio de uma árvore nativa.

A árvore é símbolo sagrado e contribui com o ar, a sombra, a alimentação e madeira. Mas, acima de tudo, ela simboliza a relação ser humano e meio ambiente, demonstrando que a natureza nos oferece tudo o que precisamos, e em troca... ela apenas pede cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário