Neste início de ano letivo, um dos primeiros temas trabalhados no 6º ano foi à compreensão e importância do Eu para posteriormente entender o significado do Outro na nossa vida. Assim, buscou-se a partir do diálogo fazer com que os estudantes pudessem perceber que cada qual é diferente e especial no seu jeito de ser.
Para a concretização desta ideia, coloquei dentro de uma caixa (encapada com figuras/imagens de diferentes pessoas) um espelho. Iniciei a dinâmica com a provocação: "Dentro desta caixa há algo muito especial, valioso, há um tesouro que precisa ser valorizado!". Assim, cada estudante foi convidado a abrir a caixa e visualizar o tesouro sem poder contar para o colega o que estaria vendo.
A dinâmica foi valiosa, pois, as reações foram as mais diversas: alguns riam, outros voltavam a abrir a caixa, outros se sentiam envergonhados... Ao término, a partir do diálogo estabelecemos um clima propício para debater a importância das diferenças existentes no nosso planeta.
Então, foi lançado o seguinte desafio: Cada estudante deve dizer no momento da chamada: "Eu sou um tesouro!". Fiquei maravilhada, pois, sendo apenas uma única aula de Ensino Religioso por semana, os estudantes tem respondido a frase e demonstram muita alegria e entusiasmo nas nossas atividades.
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