14/05/2012

Rememorando Acontecimentos



Relembrar os fatos históricos faz-nos refletir sobre determinadas situações/acontecimentos que não deveriam mais repetir-se no nosso cotidiano. Por isso, é de extrema importância repensarmos nossas atitudes/ações para com o outro a fim de que toda e qualquer pessoa seja aceita na sua forma de ser e viver.

Rememorando acontecimentos
                                                                               
 No dia treze comemoraram-se cento e vinte e quatro anos da Abolição da Escravatura no Brasil, lei esta que determinou o fim da escravidão. Abolir significa terminar, acabar, nesse caso, extinguir o processo de escravidão. Sabemos que esse sistema já era utilizado na Antiguidade e embora se discuta muito em igualdade entre povos, ainda existem humanos nos dias atuais sendo escravizados a fim de beneficiar uma pequena parcela da população.
Assim, passados mais de um século, a escravidão permanece, embora em escala menor, porém, com profundas cicatrizes, porque a exclusão, violência e preconceito para com os negros ainda não findaram. E não são apenas os sacrifícios corporais que entram em cena, é mais que isso, é a própria identidade que é massacrada. Junto a isso, se somam as desigualdades sofridas em relação à etnia, religiosidade e questão sócio-econômica-cultural.
Portanto, surgem dúvidas quanto à abolição. Rememorando acontecimentos, consideramos algumas atitudes de nossos antepassados como bárbaras perante outros povos, porém nos utilizamos das mesmas práticas, pois basta pensarmos: Existe preconceito maior que a Exclusão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário