24/06/2012

Parlamento Juvenil do Mercosul


Estudantes do ensino médio público, com idade entre 14 e 17 anos, podem concorrer a 27 vagas para representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul. Os escolhidos, que vão representar as cinco regiões do país e a diversidade nacional, farão parte da primeira assembléia de jovens do Mercosul que acontece em Montevidéu, no Uruguai, em outubro. Lá estarão também alunos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela.

A inscrição dos estudantes, de junho a agosto, é coordenada pela secretaria de educação de cada estado e do Distrito Federal. Cabe também à secretaria selecionar três alunos para concorrer à etapa nacional, que acontece de 14 a 16 de setembro, em Brasília. Para mobilizar escolas, professores e alunos, a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC enviou para as secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal orientações, cartazes e fichas de inscrição.

Fonte: Portal MEC Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=811&id=15594&option=com_content&view=article.

Acesso em 24 de Jun. 2012



Na Escola de Educação Básica Professor Tertuliano Turíbio de Lemos (Faxinal dos Guedes/SC), após estudos e análises, elencamos a aluna Patricia Muller (1ª EM) para representar nossa Instituição. Confira abaixo:


As pesquisas e reflexões não podem ser consideradas e/ou caracterizadas apenas como uma mera atividade, porque exigem estudos, análises, levantamento de dados; são contribuições para a ciência. E, precisamos fomentar projetos voltados à discussão e debate em torno da inclusão educativa e participação cidadã, sobre a promoção dos direitos humanos bem como a igualdade de gênero e integração da juventude ao mundo do trabalho com respaldo aos seus objetivos.

Pensando assim, o Parlamento Juvenil do Mercosul é espaço propício para estudos, reflexões e diálogos para a construção de mundos diferentes. Por isso, elencamos a aluna Patricia Muller para fazer parte deste Parlamento por se tratar de uma cidadã defensora dos direitos e igualdade humana no que diz a aceitação as diferenças e integração de todos(as) ao espaço social, valorizando a pluridiversidade existente que torna o planeta um mosaico de belezas sem igual.

 O critério usado pela escola na escolha da aluna é o fato de ela ser assídua, comprometida com seus trabalhos, estar sempre envolvida em ações desenvolvidas pela escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário