É
difícil imaginar um planeta homogêneo... Uma única cor, etnia, crença, ideia,
pensamento, escolha... O planeta é composto pela diversidade... Nós humanos somos
diversos, heterogêneos, multiculturais, enfim, únicos. E, embora diferentes,
somos iguais! Iguais em direito, em liberdade de opinião, expressão e escolha
religiosa.
É diante dessa tamanha diversidade presente
no local/espaço em que vivemos que práticas alteritárias são primordiais no
relacionamento para com o outro/diferente; por isso, é vital o respeito,
diálogo e tolerância, atitudes essas que propiciam e favorecem a boa
(con)vivência.
Assim, um dos nossos objetivos nas
aulas de Ensino Religioso (6º ano) foi dialogar acerca de atitudes
imprescindíveis diante da diversidade cultural presente (principalmente no que
se refere à questão religiosa) sempre respeitando o outro diante das suas
opções/escolhas.
Inicialmente,
foi entregue aos estudantes diversas letras coloridas para que em grupos,
formassem três palavras necessárias no nosso dia-a-dia (para isso, foi apenas
dito a primeira letra de cada termo, no objetivo de que o grupo conjuntamente
decifrasse quais eram as palavras).
Posteriormente, os estudantes foram provocados a dialogar sobre o que já
sabiam em relação aos termos e foi realizada a significação dos conceitos.
É
importante frisar que o respeito deve ser entendido como a base primordial nas
relações sociais, pois através dele é possível dialogar, interagir e
compreender o outro. Por vez, a tolerância não é entendida apenas como um ato
de tolerar e/ou suportar o diferente, mas sim, saber ouvir, acolher ideias, aceitar
e conviver com as diferenças. A
atividade visou favorecer o entendimento de que estamos diante de um planeta
pluricultural, onde a diversidade é fator positivo, pois não haveria sentido se
fossemos todos iguais.
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