O início do ano letivo é, sem dúvidas, uma das etapas mais
relevantes do processo educacional, pois é o momento em que ocorre a aproximação
entre colegas e professores objetivando um conhecer ao outro e edificar
amizades, sejam elas novas ou antigas, passageiras ou duradouras.
Planos e projetos também são pensados/articulados e, tanto o
professor quanto o estudante esperam que além da mediação de conhecimentos e
construção de saberes, a convivência entre ambas as partes seja a melhor
possível. Assim, dialogar, ouvir e conhecer o outro, são atitudes
indispensáveis que precisam estar contempladas nas práticas diárias.
Acreditando que a escola, além de espaço de aprendizagem, precisa
ser local de aceitação e coexistência, o início das aulas de Ensino Religioso
na Escola de Educação Básica Professor Tertuliano Turíbio de Lemos, com os
estudantes do 6º ano, foi marcado pelo entrosamento e conhecimento entre
colegas a partir da dinâmica dos corações.
Os corações, construídos em E.V.A com diversas cores, estavam
cortados ao meio e cada estudante precisou encontrar a outra metade. No
encontro dos corações, os colegas apresentaram-se entre si, momento este que
foi ideal para o contato e conhecimento entre os mesmos.
Posteriormente à tarefa proposta reservou-se espaço para o diálogo
acerca do componente Ensino Religioso, disciplina que integra a educação básica
e constitui-se área do conhecimento. Esses foram nossos passos iniciais, em
breve estaremos disponibilizando mais informações sobre o desenvolver das
aulas.
Ao mesmo tempo, contamos também com sua presença caro
professor/educador na elaboração e publicação de atividades de aprendizagens realizadas,
no intuito de valorizar e reconhecer as produções construídas pelos estudantes
neste componente que objetiva contribuir na formação cidadã.
Fonte: Josiane Crusaro
Disponível em: http://www.fonaper.com.br/noticia.php?id=1446.
Acesso em 04 de Mar. 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário