04/03/2013

Início do ano letivo


O início do ano letivo é, sem dúvidas, uma das etapas mais relevantes do processo educacional, pois é o momento em que ocorre a aproximação entre colegas e professores objetivando um conhecer ao outro e edificar amizades, sejam elas novas ou antigas, passageiras ou duradouras.

Planos e projetos também são pensados/articulados e, tanto o professor quanto o estudante esperam que além da mediação de conhecimentos e construção de saberes, a convivência entre ambas as partes seja a melhor possível. Assim, dialogar, ouvir e conhecer o outro, são atitudes indispensáveis que precisam estar contempladas nas práticas diárias.

Acreditando que a escola, além de espaço de aprendizagem, precisa ser local de aceitação e coexistência, o início das aulas de Ensino Religioso na Escola de Educação Básica Professor Tertuliano Turíbio de Lemos, com os estudantes do 6º ano, foi marcado pelo entrosamento e conhecimento entre colegas a partir da dinâmica dos corações.

Os corações, construídos em E.V.A com diversas cores, estavam cortados ao meio e cada estudante precisou encontrar a outra metade. No encontro dos corações, os colegas apresentaram-se entre si, momento este que foi ideal para o contato e conhecimento entre os mesmos.

Posteriormente à tarefa proposta reservou-se espaço para o diálogo acerca do componente Ensino Religioso, disciplina que integra a educação básica e constitui-se área do conhecimento. Esses foram nossos passos iniciais, em breve estaremos disponibilizando mais informações sobre o desenvolver das aulas.

Ao mesmo tempo, contamos também com sua presença caro professor/educador na elaboração e publicação de atividades de aprendizagens realizadas, no intuito de valorizar e reconhecer as produções construídas pelos estudantes neste componente que objetiva contribuir na formação cidadã.

                                              Fonte: Josiane Crusaro

Disponível em: http://www.fonaper.com.br/noticia.php?id=1446. Acesso em 04 de Mar. 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário