Escola de Educação Básica
Romildo Czepanhik
Disciplina: Ensino Religioso
Série: 8º ano 01
Tema: Coexistência
Quem de nós não desejou e ou quer/deseja
um planeta melhor em relações de convivência entre os seres vivos e a mãe
Natureza? Somos movidos pelo anseio de dias melhores, onde as pessoas
reaprendam a viver pacificamente e o negro, o indígena, o branco, o asiático, o
menino, a menina, a criança, o jovem, o adulto e o idoso possam ser vistos sob
novos olhares de respeito e dignidade.
Ver o Outro como ele é e não como imaginamos/queremos, observar
atentamente a diversidade que a Terra carrega em seu seio, não menosprezando
nenhum ser, mas possibilitando aconchego, acolhida e vida; eis o desafio constante
e necessário para que as pessoas possam ser reconhecidas como sujeitos de
direitos, bem como a terra, a fauna e a flora não sejam objeto de poder e
exploração.
Infelizmente, no contexto atual, é
visível a dominação, a legitimação, o poder de homens sobre homens, onde
etnias, classes sociais, religiões, sistemas políticos e econômicos reinam mais
alto impedindo o humano de perceber que somos originários de uma única raça.
Por outro lado, identificamos também a violação à natureza, aos seres vivos que
a habitam e a ganância do humano dominando tudo e todos.
Já temos consciência e conhecimento do
que é possível para tornar nosso planeta em ambiente de vivências harmônicas,
talvez o que nos falta é tecer novos caminhos interligado ao diálogo, a escuta,
ao amor, a solidariedade, ao reconhecimento de nossos erros e construção de
aprendizados coletivamente, favorecendo a coexistência entre a humanidade e
todos os seres que integram o planeta.
Os estudantes do 8º ano 01 representam
em tarjas o que é possível para que o planeta Terra seja espaço de relações
alteritárias. Confira abaixo a atividade de aprendizagem desenvolvida na aula
de Ensino Religioso! Parabenizamos aos estudantes pelo olhar crítico e
observador, com desejos de mudanças e construção de uma nova história pautada
em direitos e vivências humanitárias.
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