15/07/2014

Diversidade Cultural

Os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Santa Terezinha e 6º ano da Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik dialogaram neste segundo bimestre sobre a diversidade cultural e a Copa do Mundo enquanto elemento de aproximação das diferenças que envolvem a religiosidade, os costumes, o vestuário, a forma de falar, etc.
Buscando extirpar atitudes de preconceito, exclusão e violação, visualizamos que muitas iniciativas surgiram em prol da coexistência entre a humanidade. A copa do mundo, muito mais que momento de disputa, tem o objetivo de propor, acima de tudo, a vivência, o diálogo e a aproximação entre os diferentes povos.
Infelizmente, ainda identificamos neste esporte atitudes de violação aos direitos do cidadão, com discriminação à relação étnico-racial, ao local/espaço de pertença e ideias de superioridade. Por isso, é tão necessário (re)vermos nossas práticas cotidianas para com o Outro, entendendo-o como diferente/sem igual, que deve ser respeitado no seu jeito e maneira de ser.
Nessa perspectiva, os estudantes ilustraram bonecos retratando a diversidade cultural, beleza que compõe a Mãe Terra. Junto às imagens foram expostas as bandeiras dos países que participaram desta Copa, realizada este ano em nosso país.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário