16/09/2014

As aventuras de Yara - Romildo Czepanhik

Há muitas pessoas sem problemas de visão que nada veem ...
O ato de ver não é coisa natural.
Precisa ser aprendido!
Rubem Alves.

          Nesse bimestre uma nova personagem fez companhia às atividades pedagógicas dos estudantes da Escola Romildo Czepanhik: Yara! Assim como ela quando questionamos, indagamos, refletimos e buscamos respostas para muitas dúvidas e inquietações, estamos construindo saberes significativos sobre os diferentes povos e culturas que integram o planeta Terra.
         Dialogar, conhecer e respeitar as diversas respostas, compreensões e entendimentos que os Outros sujeitos possuem é um dos primeiros passos para a garantia de uma cultura de convivência e paz, de efetivação de práticas alteritárias e concretização de todos os nossos direitos, já expressos em lei.
          Por isso, tão primordial faz-se aprender a conviver e coexistir entre as diversidades culturais para que cada um(a) seja integrante da história da humanidade e não seja vitimado(a) pelo (pré)conceito, discriminação, legitimação e dominação do seu semelhante, apenas por ser diferente.
Pensemos nessa ideia! Enquanto isso, junto com Yara vamos tecendo novos caminhos, novos olhares e direções rumo a convivência na diversidade a fim de que toda e qualquer prática de violação ao Outro possa ser extirpada de nossas vivências diárias.






Nenhum comentário:

Postar um comentário