29/08/2017

Civilização egípcia

Situada no Nordeste da África, a civilização egípcia teve seu crescimento e desenvolvimento influenciados pelo Rio Nilo do qual o historiador e geógrafo Heródoto teria afirmado: “O Egito é uma dádiva do Nilo”. A construção de canais de irrigação, a domesticação de animais e a agricultura permitiram a sedentarização dessa civilização e a constituição de um Estado centralizado, representado pela figura do faraó, considerado a personificação dos deuses.
Costuma-se dividir a história do Egito em três períodos compreendidos como: Antigo Império (3200-2350 a.C.): período muito próspero quanto a estabilidade política, o desenvolvimento do comércio e a construção das grandes pirâmides da planície de Gizé: Quéops, Quéfren e Miquerinos. Médio Império (2060-1580 a.C.): O Egito passou por uma fase de relativa prosperidade, burocracia centralizada, aumento de terras para o cultivo, comércio próspero, faraós novamente poderosos e florescimento das artes. Novo Império (1580-525 a.C.): O Egito tornou-se rico e receptivo às influências estrangeiras. Houve o expansionismo e o militarismo.
Nessa perspectiva, após estudo da organização social e desenvolvimento da civilização egípcia, os estudantes da Escola de Educação Básica Luiz Coradi (6º ano) desenvolveram maquetes para demonstração de seus saberes. Confira as imagens!
Fonte: MOCELLIN, Renato; CAMARGO, Rosiane de. História. Projeto Apoema, 6º ano. 2 ed, São Paulo: Editora do Brasil.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário