20/08/2017

Confecção de painel


Durante o Império Babilônico no reinado de Hamurabi (1792-1750 a.C.) foi elaborado o Código de Hamurabi baseado no princípio de Talião (olho por olho, dente por dente) que consistia num conjunto de leis e normas a serem aplicadas. A sociedade era divida em camadas e as punições variavam de acordo com a posição de cada sujeito.
Nesse sentido, na Mesopotâmia a situação da mulher variou ao longo do tempo. Eram respeitadas principalmente como mães, entretanto a situação também se alterava conforme a posição social. Um exemplo de punição era que se a mulher cometesse adultério e o marido lhe perdoasse não haveria problemas, caso contrário a mesma seria jogada no rio.
Intercalando a sociedade mesopotâmica a atualidade propomos identificar avanços quanto a mulher e seus direitos. Presenciamos conquistas, como exemplo sua inserção no mercado de trabalho e na política, mas sabemos que ainda há muito a ser praticado, como em destaque a equidade entre sexos e a construção de culturas pautadas em respeito as mulheres.
Relembramos também os 12 Direitos da Mulher segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) que consiste num conjunto de garantias reivindicadas a ambas. Nesse sentido, após estudos, análises, reflexões e registros, os estudantes do 6º ano da Escola de Educação Básica Luiz Coradi confeccionaram em folha ofício os direitos.
Fonte: MOCELLIN, Renato; CAMARGO, Rosiane de. História. Projeto Apoema, 6º ano. 2 ed, São Paulo: Editora do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário