No
mês de abril, através do convite da diretora e amiga Maricélia Rossi de Oliveira, estive
com o(as) educadores(as) da Rede Municipal de Ensino de Faxinal dos Guedes
partilhando informações e saberes sobre o Ensino Religioso não confessional.
Inicialmente,
houve uma abordagem acerca das diferentes concepções do objeto de estudo do
componente que ao longo da história brasileira sofreu modificações e que
conforme a legislação presente compreende a disciplina como área do
conhecimento, sem a adoção de práticas proselitistas, visando o diálogo e respeito
entre as diferentes culturas e crenças.
Considerando
que não há uma única crença religiosa, muito menos uma única verdade, no
desenvolver das últimas décadas, houve a necessidade de se pensar numa formação
específica para os educadores que atuavam nesta disciplina sendo Santa Catarina
o estado pioneiro a ofertar licenciatura na área.
Por
vez, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na maioria dos municípios
catarinenses, quem ministra a aula de Ensino Religioso é o professor titular da
turma. Considerando que muitos dos cursos de licenciatura em Pedagogia não dispõem
de uma disciplina específica sobre os conhecimentos religiosos, não raras às
vezes, se torna complexo desenvolver a disciplina a partir do que prescrevem os
documentos vigentes.
Assim,
de modo sucinto, foi apresentado o currículo do Ensino Religioso na Base Nacional
Comum Curricular para identificação das competências e habilidades desta
disciplina nos anos iniciais e, por se tratar de um encontro com pequena
duração horária, diversos materiais pedagógicos foram exibidos, bem como,
imagens de experiências pedagógicas (que podem ser adaptadas de acordo com a diversidade
das turmas) conforme o ano escolar.
Agradeço
a oportunidade de estar com esta equipe, num encontro rico e oportuno, onde
cada um(a) de nós aprendeu um pouco mais e, no diálogo entre educadores(as) elevou-se
o desejo de ousar, de lutar e de desenvolver aulas críticas, criativas e
transformadoras.
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