03/05/2019

Diálogo entre educadores(as)

No mês de abril, através do convite da diretora e amiga Maricélia Rossi de Oliveira, estive com o(as) educadores(as) da Rede Municipal de Ensino de Faxinal dos Guedes partilhando informações e saberes sobre o Ensino Religioso não confessional.
Inicialmente, houve uma abordagem acerca das diferentes concepções do objeto de estudo do componente que ao longo da história brasileira sofreu modificações e que conforme a legislação presente compreende a disciplina como área do conhecimento, sem a adoção de práticas proselitistas, visando o diálogo e respeito entre as diferentes culturas e crenças.
Considerando que não há uma única crença religiosa, muito menos uma única verdade, no desenvolver das últimas décadas, houve a necessidade de se pensar numa formação específica para os educadores que atuavam nesta disciplina sendo Santa Catarina o estado pioneiro a ofertar licenciatura na área.
Por vez, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na maioria dos municípios catarinenses, quem ministra a aula de Ensino Religioso é o professor titular da turma. Considerando que muitos dos cursos de licenciatura em Pedagogia não dispõem de uma disciplina específica sobre os conhecimentos religiosos, não raras às vezes, se torna complexo desenvolver a disciplina a partir do que prescrevem os documentos vigentes.
Assim, de modo sucinto, foi apresentado o currículo do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular para identificação das competências e habilidades desta disciplina nos anos iniciais e, por se tratar de um encontro com pequena duração horária, diversos materiais pedagógicos foram exibidos, bem como, imagens de experiências pedagógicas (que podem ser adaptadas de acordo com a diversidade das turmas) conforme o ano escolar.
Agradeço a oportunidade de estar com esta equipe, num encontro rico e oportuno, onde cada um(a) de nós aprendeu um pouco mais e, no diálogo entre educadores(as) elevou-se o desejo de ousar, de lutar e de desenvolver aulas críticas, criativas e transformadoras.

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