Transformar-se,
modificar-se, renovar-se! Eis alguns dos adjetivos que integraram a formação de
educadores, ocorrida em fevereiro, na Universidade Federal da Fronteira Sul que
contou com o apoio da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina
(AMOSC), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade
Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).
Na
oficina pedagógica em Ensino Religioso, de caráter não confessional, os
educadores foram recepcionados no ambiente organizado e, na roda de conversa,
cada pessoa apresentou-se. Num primeiro momento objetivou-se identificar as
principais concepções de Ensino Religioso oriundas da formação dos educadores
presentes. Os mesmos enfatizaram que, sem uma formação específica ou
continuada, muitas vezes acabam por reutilizar algumas das técnicas (confessionais)
que receberam no contexto escolar e, nesse sentido, objetivavam que a oficina
pedagógica viesse a lhes auxiliar quanto ao desenvolvimento do Ensino Religioso
na escola.
Rememorou-se a trajetória do Ensino Religioso na educação brasileira com a intenção
de avaliarmos as transformações que o componente perpassou bem como a compreensão
do seu objeto de estudo. Foram apresentados aos educadores sítios eletrônicos,
revistas, livros e demais materiais que correspondem à nova perspectiva do
Ensino Religioso pautado no estudo dos conhecimentos religiosos, sem práticas
proselitistas, reconhecendo e respeitando as diferentes crenças.
Na
sequência, visando compreender o currículo do Ensino Religioso na Base Nacional
Comum Curricular, utilizamo-nos do texto da BNCC e do documento “BNCC e o
Movimento de Reorganização Curricular das Redes Municipais de Educação da
AMOSC” (em elaboração), que agregam referenciais epistemológicos sobre o Ensino
Religioso e das demais áreas do conhecimento.
Refletindo
o currículo do Ensino Religioso no planejamento escolar foi apresentando uma
série de imagens que refletem em práticas pedagógicas desenvolvidas em Ensino
Religioso não confessional. Por intermédio da utilização do planejamento
elaborado pelo programa “Caminhos da Práxis” (resultado das parcerias entre
AMOSC, UFFS e UNOCHAPECÓ), através da partilha de vídeos, histórias, canções e
experiências didáticas, foram vislumbrando-se possibilidades metodológicas a
serem desenvolvidas nas aulas de Ensino Religioso.
Devido
à durabilidade de horários aproveitamos os tempos que nos
foram concedidos, embora compreendamos a extrema necessidade de prosseguirmos a
formação, em diálogo, partilhas e aprendizados. Consideramos que o momento foi
oportuno e rico em saberes e convivências, aproximando-nos das diferenças e
semelhanças que nos integram e refletindo nossa incumbência – enquanto
educadores – nos contextos escolares.
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