20/03/2019

Formação de educadores através de oficina pedagógica em ER


Transformar-se, modificar-se, renovar-se! Eis alguns dos adjetivos que integraram a formação de educadores, ocorrida em fevereiro, na Universidade Federal da Fronteira Sul que contou com o apoio da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Na oficina pedagógica em Ensino Religioso, de caráter não confessional, os educadores foram recepcionados no ambiente organizado e, na roda de conversa, cada pessoa apresentou-se. Num primeiro momento objetivou-se identificar as principais concepções de Ensino Religioso oriundas da formação dos educadores presentes. Os mesmos enfatizaram que, sem uma formação específica ou continuada, muitas vezes acabam por reutilizar algumas das técnicas (confessionais) que receberam no contexto escolar e, nesse sentido, objetivavam que a oficina pedagógica viesse a lhes auxiliar quanto ao desenvolvimento do Ensino Religioso na escola.

Rememorou-se a trajetória do Ensino Religioso na educação brasileira com a intenção de avaliarmos as transformações que o componente perpassou bem como a compreensão do seu objeto de estudo. Foram apresentados aos educadores sítios eletrônicos, revistas, livros e demais materiais que correspondem à nova perspectiva do Ensino Religioso pautado no estudo dos conhecimentos religiosos, sem práticas proselitistas, reconhecendo e respeitando as diferentes crenças.

Na sequência, visando compreender o currículo do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular, utilizamo-nos do texto da BNCC e do documento “BNCC e o Movimento de Reorganização Curricular das Redes Municipais de Educação da AMOSC” (em elaboração), que agregam referenciais epistemológicos sobre o Ensino Religioso e das demais áreas do conhecimento.

Refletindo o currículo do Ensino Religioso no planejamento escolar foi apresentando uma série de imagens que refletem em práticas pedagógicas desenvolvidas em Ensino Religioso não confessional. Por intermédio da utilização do planejamento elaborado pelo programa “Caminhos da Práxis” (resultado das parcerias entre AMOSC, UFFS e UNOCHAPECÓ), através da partilha de vídeos, histórias, canções e experiências didáticas, foram vislumbrando-se possibilidades metodológicas a serem desenvolvidas nas aulas de Ensino Religioso.

Devido à durabilidade de horários aproveitamos os tempos que nos foram concedidos, embora compreendamos a extrema necessidade de prosseguirmos a formação, em diálogo, partilhas e aprendizados. Consideramos que o momento foi oportuno e rico em saberes e convivências, aproximando-nos das diferenças e semelhanças que nos integram e refletindo nossa incumbência – enquanto educadores – nos contextos escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário