Vivemos num planeta marcado pela diversidade, diferenças estas que estão presentes na etnia, religião, costumes, gostos, ideias, pensamentos, escolhas. Assim, estamos diante de um mesmo lar, que agrega uma vasta pluralidade cultural e uma imensa biodiversidade (NARLOCH, 2007, p.23).
Porém, conviver perante a diversidade tem sido um desafio constante, daí a necessidade do diálogo, respeito e tolerância como atitudes essenciais para uma boa convivência.
Conforme Michaelis (2009, p.197), “coexistência é a existência simultânea, a convivência pacífica de sistemas políticos ou sociais contrários” e para a promoção e difusão da coexistência, surgiram inúmeras alternativas, “[...] muitas delas relacionadas ao mundo do esporte, da cultura, da ciência, da religião e da arte” (NARLOCH, 2007, p.24).
Com a intenção de promover a convivência pacífica entre e com os diferentes, (principalmente no que diz a liberdade religiosa) a 7ª01 e 02 da Escola de Educação Básica Professor Tertuliano Turíbio de Lemos iniciou neste mês a construção da bandeira da diversidade religiosa.
O objetivo da atividade proposta é que
a partir do conhecimento sobre as diferentes Tradições Religiosas, práticas de
intolerância e (pre)conceito possam ser rompidas. Confira as primeiras imagens
deste trabalho!
Referencial bibliográfico:
- MICHAELIS. Dicionário prático Língua Portuguesa. 2 ed, São Paulo: Melhoramentos, 2009.
- NARLOCH, Rogério Francisco. Redescobrindo o Universo Religioso. Volume 8, 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário