Conforme estabelece
Fontanive (2007, p. 288) “[...] a morte é um processo natural, irreversível e
integrante do mistério da vida” e enquanto elemento presente nos diferentes
tempos e espaços causa medo, dor, sofrimento, perda, angústia, incertezas. Por
isso, as religiões no desenvolver do processo histórico, elaboraram diferentes
respostas para esse fenômeno.
Assim, o Ensino Religioso –
área do conhecimento, apresenta como estudo nas 8ª séries “as possíveis
respostas norteadoras do sentido da vida: a ressurreição, a reencarnação, a
ancestralidade e a inexistência de vida após a morte”. (PCSC, Implementação do
ER, 2001, p. 16)
Nesse sentido, acreditamos
que se faz necessário a aproximação do tema morte
ao que cada um(a) de nós já perdeu alguém especial; sabemos que abordar esse
assunto com os estudantes é algo difícil e complexo, por isso o diálogo tem
caráter essencial, pois é a partir da troca de informações e conhecimentos que
construímos referenciais sobre o objeto
de estudo.
Assim, no desenvolver das
aulas de Ensino Religioso, procurou-se compreender como as diferentes religiões
lidam com esse tema e o que a morte representa, ou seja, será Início ou Fim da vida? Nosso diálogo
inicial refletiu em cada estudante registrar a significação dos temos Vida e
Morte. Posteriormente, a partir da história Pedro o marinheiro foi realizado
dobradura (camisa) e escrito sobre alguém já falecido (lembranças e
sentimentos).
Nosso próximo desafio é
compreender/entender as respostas para a morte nas diferentes tradições
religiosas. Acompanhe em breve mais informações sobre o desenvolvimento das
atividades e sugestões de textos e leituras.
Referencial
Bibliográfico:
- FONTANIVE, Djanna Zita. Finitude Humana e
Tradições Religiosas: relato de uma experiência pedagógica. In: CAMARGO, César
da Silva; CECCHETTI, Élcio; OLIVEIRA, Lilian Blanck de (Orgs).Terra e Alteridade pesquisas e práticas
pedagógicas em Ensino Religioso. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2007. (p 287-294)
- SANTA CATARINA.
Proposta Curricular de Santa Catarina.
Implementação do Ensino Religioso Ensino Fundamental. Florianópolis: SED, 2001.
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