13/07/2012

Morte: Início ou Fim da Vida?


Conforme estabelece Fontanive (2007, p. 288) “[...] a morte é um processo natural, irreversível e integrante do mistério da vida” e enquanto elemento presente nos diferentes tempos e espaços causa medo, dor, sofrimento, perda, angústia, incertezas. Por isso, as religiões no desenvolver do processo histórico, elaboraram diferentes respostas para esse fenômeno.

Assim, o Ensino Religioso – área do conhecimento, apresenta como estudo nas 8ª séries “as possíveis respostas norteadoras do sentido da vida: a ressurreição, a reencarnação, a ancestralidade e a inexistência de vida após a morte”. (PCSC, Implementação do ER, 2001, p. 16)

Nesse sentido, acreditamos que se faz necessário a aproximação do tema morte ao que cada um(a) de nós já perdeu alguém especial; sabemos que abordar esse assunto com os estudantes é algo difícil e complexo, por isso o diálogo tem caráter essencial, pois é a partir da troca de informações e conhecimentos que construímos  referenciais sobre o objeto de estudo.

Assim, no desenvolver das aulas de Ensino Religioso, procurou-se compreender como as diferentes religiões lidam com esse tema e o que a morte representa, ou seja, será Início ou Fim da vida? Nosso diálogo inicial refletiu em cada estudante registrar a significação dos temos Vida e Morte. Posteriormente, a partir da história Pedro o marinheiro foi realizado dobradura (camisa) e escrito sobre alguém já falecido (lembranças e sentimentos).

Nosso próximo desafio é compreender/entender as respostas para a morte nas diferentes tradições religiosas. Acompanhe em breve mais informações sobre o desenvolvimento das atividades e sugestões de textos e leituras.



Referencial Bibliográfico:

- FONTANIVE, Djanna Zita. Finitude Humana e Tradições Religiosas: relato de uma experiência pedagógica. In: CAMARGO, César da Silva; CECCHETTI, Élcio; OLIVEIRA, Lilian Blanck de (Orgs).Terra e Alteridade pesquisas e práticas pedagógicas em Ensino Religioso. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2007. (p 287-294)

- SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina. Implementação do Ensino Religioso Ensino Fundamental. Florianópolis: SED, 2001.










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