19/07/2012

Formação continuada - Palestras






            Com o intuito de aproximar Escola e Universidade, a UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Xanxerê) juntamente com a 5ª Gerência de Educação realizou o 2º ENCONTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA entre os dias 18, 19 e 20 de Julho.
            O momento foi oportuno para o diálogo e reflexão sobre a prática educativa bem como a utilização de diferentes métodos e recursos que favoreçam a aprendizagem. Conforme Delors “(...) a educação enfrenta enormes desafios (...)”, daí a necessidade de (re)pensarmos estratégias que combinem com desejo e aprendizagem (2001, p.51).
             De acordo com Silva (2007, p. 249) “as pessoas precisam de lugares/espaços mediando e situando encontros, uma vez que viver é conviver, é se relacionar”. Nesse viés, a escola enquanto grupo social tende a contribuir na construção do conhecimento e saberes constituindo-se como lócus de aprendizado, alegria e prazer.
  
            Por isso, o futuro educador precisa desenvolver competências e habilidades que instiguem o olhar curioso e favoreça a interação, a troca de saberes e experiências contribuindo na construção cidadã e extirpando  as elevadas taxas de evasão e fracasso escolar (WEFFORT, 1997).

            Destacamos que as palestras proferidas no evento foram pautadas nas relações intrapessoais e interpessoais, formação continuada, desafios e possibilidades, métodos de avaliar e acima de tudo, a prática da alteridade. Parabenizamos os professores mestres Ana Beatriz Brancher, Daniela Pederiva Pensim, Édina Cristina Ruaro, Fábio Augusto Lise e Geraldo Peçanha de Almeida que com suas belas palavras semearam desejos de perseverança no contexto educacional.

           
Referencial bibliográfico:
- DELORS, Jacques. EDUCAÇÃO Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 6 ed, São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2001. 287 p.
- SILVA, Rute Patrícia da. Escola: um dos lugares ∕espaços para a construção da alteridade – relato de uma experiência. In: CAMARGO, César da Silva; CECCHETTI, Élcio; OLIVEIRA, Lílian Blanck de (Orgs.). Terra e Alteridade Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Ensino Religioso. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2007 (Cap.13).
- WEFFORT, Madalena Freire et al. Educando o olhar da Observação. In: ______. Observação registro e reflexão. Instrumentos Metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997. Cap. I, p.10-36.

Nenhum comentário:

Postar um comentário