Com o intuito de aproximar Escola e
Universidade, a UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus
Xanxerê) juntamente com a 5ª Gerência de Educação realizou o 2º ENCONTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE:
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A
EDUCAÇÃO BÁSICA entre os dias 18, 19 e 20 de Julho.
O momento foi oportuno para o
diálogo e reflexão sobre a prática educativa bem como a utilização de
diferentes métodos e recursos que favoreçam a aprendizagem. Conforme Delors “(...)
a educação enfrenta enormes desafios (...)”, daí a necessidade de (re)pensarmos
estratégias que combinem com desejo e aprendizagem (2001, p.51).
De
acordo com Silva (2007, p. 249) “as pessoas precisam de lugares/espaços
mediando e situando encontros, uma vez que viver é conviver, é se relacionar”.
Nesse viés, a escola enquanto grupo social tende a contribuir na construção do
conhecimento e saberes constituindo-se como lócus de aprendizado, alegria e
prazer.
Por isso, o futuro educador precisa desenvolver
competências e habilidades que instiguem o olhar curioso e favoreça a
interação, a troca de saberes e experiências contribuindo na construção cidadã
e extirpando as elevadas taxas de evasão e fracasso escolar (WEFFORT,
1997).
Destacamos que as palestras proferidas no evento foram pautadas nas relações intrapessoais e interpessoais, formação continuada, desafios e possibilidades, métodos de avaliar e acima de tudo, a prática da alteridade. Parabenizamos os professores mestres Ana Beatriz Brancher, Daniela Pederiva Pensim, Édina Cristina Ruaro, Fábio Augusto Lise e Geraldo Peçanha de Almeida que com suas belas palavras semearam desejos de perseverança no contexto educacional.
Destacamos que as palestras proferidas no evento foram pautadas nas relações intrapessoais e interpessoais, formação continuada, desafios e possibilidades, métodos de avaliar e acima de tudo, a prática da alteridade. Parabenizamos os professores mestres Ana Beatriz Brancher, Daniela Pederiva Pensim, Édina Cristina Ruaro, Fábio Augusto Lise e Geraldo Peçanha de Almeida que com suas belas palavras semearam desejos de perseverança no contexto educacional.
Referencial
bibliográfico:
-
DELORS, Jacques. EDUCAÇÃO Um tesouro a
descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação
para o século XXI. 6 ed, São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2001.
287 p.
-
SILVA, Rute Patrícia da. Escola: um dos lugares ∕espaços para a construção da
alteridade – relato de uma experiência. In: CAMARGO, César da Silva; CECCHETTI,
Élcio; OLIVEIRA, Lílian Blanck de (Orgs.). Terra
e Alteridade Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Ensino Religioso. São
Leopoldo: Nova Harmonia, 2007 (Cap.13).
-
WEFFORT, Madalena Freire et al. Educando o olhar da Observação. In: ______. Observação registro e reflexão.
Instrumentos Metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997. Cap. I,
p.10-36.
Nenhum comentário:
Postar um comentário