Olhar,
admirar, conhecer e respeitar! Eis o desafio - atual e constante - para a
convivência entre os humanos diante da diversidade cultural, marca/símbolo que
constitui e integra o planeta. Diante disso, acreditamos que por intermédio do contato
com o Outro, interagindo e dialogando, permitindo-se da escuta e da
partilha de informações e saberes, poderemos construir ambientes de coexistência, porque a socialização propicia a construção de caminhos permeados
por práticas alteritárias provedoras de respeito e dignidade entre as
diferenças expressas nos seres vivos.
Nessa
perspectiva, abordando os temas Identidade, Cultura(s) e Interculturalidade, os
estudantes dos 8º anos da Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik tiveram a
oportunidade de representar através do registro, ilustração e colagem uma mala de
viagem contendo objetos que compunham sua identidade e existência. Pensando em
uma viagem de ida, sem retorno, para outro país representou-se na mala os
múltiplos objetos que cada um(a) levaria para lembrar dos aspectos que
constituíam sua família, amigos, escola, religiosidade, costumes, cultura.
Posteriormente,
propondo conhecer e respeitar as diversas opiniões de cada estudante, em
semicírculo, a professora também apresentou alguns objetos e símbolos que
fariam parte da sua viagem. A atividade de aprendizagem proporcionou interações
entre o grupo, pois num processo de mediação, fomos conhecendo e
dialogando sobre os elementos presentes na vida de cada um(a) identificando
semelhanças e antagonismos entre os objetos.
Destacamos
que o desenvolvimento desta aula interligado as socializações dos estudantes foi necessário e primordial para o reconhecimento das inúmeras produções culturais, patrimônio da humanidade, que são fruto dos diferentes grupos que constituem o planeta Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário