06/07/2014

Uma mala: muitos objetos, histórias e significados!



Olhar, admirar, conhecer e respeitar! Eis o desafio - atual e constante - para a convivência entre os humanos diante da diversidade cultural, marca/símbolo que constitui e integra o planeta. Diante disso, acreditamos que por intermédio do contato com o Outro, interagindo e dialogando, permitindo-se da escuta e da partilha de informações e saberes, poderemos construir ambientes de coexistência, porque a socialização propicia a construção de caminhos permeados por práticas alteritárias provedoras de respeito e dignidade entre as diferenças expressas nos seres vivos.
Nessa perspectiva, abordando os temas Identidade, Cultura(s) e Interculturalidade, os estudantes dos 8º anos da Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik tiveram a oportunidade de representar através do registro, ilustração e colagem uma mala de viagem contendo objetos que compunham sua identidade e existência. Pensando em uma viagem de ida, sem retorno, para outro país representou-se na mala os múltiplos objetos que cada um(a) levaria para lembrar dos aspectos que constituíam sua família, amigos, escola, religiosidade, costumes, cultura.
Posteriormente, propondo conhecer e respeitar as diversas opiniões de cada estudante, em semicírculo, a professora também apresentou alguns objetos e símbolos que fariam parte da sua viagem. A atividade de aprendizagem proporcionou interações entre o grupo, pois num processo de mediação, fomos conhecendo e dialogando sobre os elementos presentes na vida de cada um(a) identificando semelhanças e antagonismos entre os objetos.

Destacamos que o desenvolvimento desta aula interligado as socializações dos estudantes foi necessário e primordial para o reconhecimento das inúmeras produções culturais,  patrimônio da humanidade, que são fruto dos diferentes grupos que constituem o planeta Terra.
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário